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Ram traz motor Hemi V8 de volta e dispara: “fizemos besteira”

A Ram 1500 com motor Hemi V8 está de volta para o ano modelo 2026 no mercado dos EUA e as vendas terão início por lá no começo do segundo semestre. Ele não será o motor de série da picape, mas se você sempre quis mais cilindro cilindros e não pode viver sem oito deles, o V8 será um opcional que custará até US$ 1.200 (R$ 6,7 mil).

“Todo mundo comete erros, mas a maneira como você lida com eles define você”, disse Tim Kuniskis, CEO da marca Ram. “A Ram cometeu um erro quando abandonou o Hemi V8 – nós o cometemos e o consertamos.” A marca mudou para uma linha de motores de seis cilindros na linha 2025, o Hurricane-6, que não agradou aos compradores da Ram 1500.

Galeria: Ram 1500 2026

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2026 Ram 1500 Hemi Front 3/4
2026 Ram 1500 Hemi
2026 Ram 1500 Hemi: emblema “Símbolo de Protesto”
Motor Hemi V-8 2026 Ram 1500 de 5,7 litros
Motor Hemi V-8 2026 Ram 1500 de 5,7 litros
Motor Hemi V-8 2026 Ram 1500 de 5,7 litros
2026 RAM 1500

Fonte: Ram

O motor produz os mesmos 400 cavalos de potência e 56,7 kgfm de torque de antes. Ele também apresenta o mesmo sistema híbrido leve eTorque (não confundir com o motor E.Torq nacional), que foi “uma das maneiras de acelerar o desenvolvimento”, de acordo com o CEO da marca Ram, Tim Kuniskis. “Torná-lo exatamente como era. Dessa forma, não precisamos fazer recalibrações, recertificações e todas essas outras coisas.”

O V-8 de 5,7 litros estará disponível nas versões Tradesman, Big Horn, Express, Warlock, Laramie, Rebel (em um segundo momento), Limited e Longhorn. No entanto, o valor a ser pago pelo V-8 depende do acabamento escolhido. Um novo emblema – uma cabeça de carneiro na frente de um bloco Hemi V8 – identificará as picapes com esse motor. É chamado de “Symbol of Protest Badge” (Emblema Símbolo de Protesto), e a Ram o coloca nos para-lamas dianteiros.

Ram 1500 Hemi 2026

Foto de: Ram

A versões Limited e a Longhorn vêm de fábrica com o motor em seis-em-linha turbo 3.0 mais potente da Ram, portanto a atualização do V-8 é gratuita. É uma opção de US$ 1.200 nas outras versões quando equipadas com o motor Hurricane-6 padrão, menos potente. 

Desenvolvimento da Ram 1500 2026 com o V-8 Hemi de 5,7 litros

A Ram começou a trabalhar para descobrir como colocar um V-8 de volta na picape 1500 no dia em que Tim Kuniskis retornou à marca em dezembro do ano passado. No entanto, o cronograma inicial sugeria que a Ram levaria 18 meses para colocar um Hemi de volta na picape.

Um obstáculo foi a nova arquitetura elétrica que a Ram introduziu na Ram 1500 2025 para acomodar também conjuntos motrizes elétricos ou híbridos (1500 Rev e 1500 Ramcharger, respectivamente). O Hemi não foi projetado para essa plataforma, então Kuniskis criou uma equipe especial, com o codinome F15, que reduziu o prazo para apenas seis meses.

Foto de: Ram

Liderando o grupo estava o ex-engenheiro-chefe da divisão esportiva SRT, Daryl Smith.

“Isso não significa nada, ou significa tudo”, disse Kuniskis. “Vocês podem analisar isso como quiserem. Mas Daryl conseguiu transformar aqueles 18 meses em seis meses e, novamente, o fato de ele ter sido o líder da SRT talvez signifique alguma coisa, não sei.”

O futuro da Ram 1500

Em abril, Kuniskis anunciou que a Ram estava planejando 25 anúncios de produtos nos próximos 18 meses, e o retorno do Hemi é apenas o começo. Uma picape de tamanho médio está a caminho, mas aqueles que esperam o retorno do TRX terão que esperar por uma confirmação oficial da marca.

Foto de: Ram

Quando a Ram lançou a 1500 2025 RHO nos EUA no ano passado, ela foi categórica ao afirmar que a picape não era uma substituta da TRX. A empresa disse que “quando e se” falar sobre “essas três letras”, ela “terá um posicionamento adequado” para elas.

Embora o nome TRX esteja em uma prateleira por enquanto, o V-8 de 6,2 litros sobrealimentado continuará a viver no Durango Hellcat 2026. Esperamos que Smith e a equipe possam fazer sua mágica para colocar o motor V-8 Hellcat de 6,2 litros sobrealimentado de volta na Ram 1500. Esperamos que seja nisso que eles estejam trabalhando agora. 

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